Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sogra – Céu ou Inferno?



É amigos e amigas, dia 28 de Abril foi comemorado o Dia da Sogra. De todo, todo, todo ano. Dia da Sogra. Parece piada, né? Mas não é… Aquela pessoinha que te vê com os olhos trincados de ódio dia após dia, tem um dia especial, onde seu namorado ou namorada, esposa ou marido, fica pegando no seu pé para, além de ter que aguentar a situação, ainda dar um belo presente. Pensa você entregando um presente, dando um belo e doce abraço na sua sogra e ela não mexer um único músculo, apenas te olhar com a cara fechada? É, já recebi um “caloroso abraço” desse, e acreditem, foi uma das piores sensações da minha vida.

Mas essa luta entre Noras x Genros x Sogras não é novidade. Esse tabú se estende por vários séculos. Agora, por que escolheram o dia 28 para ser o tal dia abençoado, eu não sei. Mas eu tenho duas teorias:

28 de abril de 1945 – Adolf Hitler casa-se com Eva Braun num bunker em Berlim. Nasce daí a sogra do Hitler;

28 de abril de 1954 – Falece Léon Jouhaux, ganhador do Nobel da Paz em 1951. O homem que pregava a paz mundial reconhecida, morre. Acaba a paz do mundo, nascendo a imagem da sogra.

São teorias possivelmente considerada absurdas, mas sou do tipo que não acredita em coincidências. Foi por um desses motivos que eu sei. Podem até mascarar, mas já estava destinado a ser assim e ponto final. Mas justiça seja feita, nem todas as sogras são sogras. Tem sogras que são mãe, ou até mais do que isso. Por isso, eu classifico as sogras em dois grupos: Sogra “sogra” e a Sogra “mãe”.

São facilmente distinguíveis. Primeiro vamos ao tipo mais comum:

Sogra “Sogra”
O tipo mais comum. É o tipo de sogra que só olha para o próprio umbigo. Quando de bom humor, passa a olhar para o umbigo de sua filha ou filho, NUNCA para o seu. É o tipo de sogra que passa por cima de suas vontades, das vontades da filha, para ter somente o teu ego suprido.

Sogra “Mãe”
É a mãe da sua mulher, marido, namorado, namorada. Ela é tão gente boa, prestativa, carinhosa, educada, que fica até difícil de chamar de sogra. Aliás, ninguém consegue chamar de sogra. É tudo, menos sogra. Este tipo de sogra é uma espécie rara. Porém, como tudo na vida evolui, passa por uma transformação, elas estão se desenvolvendo e tomando seu lugar.

- Como é, Renatto? Você está falando que o mundo está se tornando um lugar onde as sogras são boas?

Exatamente isso. Mas relaxa, eu tenho uma teoria para isso. Vejam ao redor, quantas pessoas namoram e quantas pessoas estão solteiras? Casamento já não é mais prioridade na vida de ninguém, mas sim a vida profissional. As mulheres principalmente, não buscam um homem para crescer ao lado dela, partilhar de bons momentos. As feministas de hoje querem um homem que manda ver na hora que precisar e ponto final. Com isso, as mães que querem netos, vão vendo a possibilidade cada vez mais distante. Então quando a mulher, principalmente, arruma um cara bacana, ela vai querer agradar para não deixar ele assustado e querer fugir. Esta é a nova ordem mundial. Viemos de uma geração onde ninguém prioriza a família. Papel este dado as sogras, sogros, pais e mães.

Todo mundo já passou por situações contrangedoras com sogras. Todo mundo já teve uma sogra que valia mais a pena do que a filha ou o filho. Mas sempre há uma melhor maneira de prevenir qualquer situação chata: mantenha-se distante o máximo possível. Acredite, a forma mais saudável de “conviver” com a sogra é ficando o mais longe possível.

Se você quer aprofundar mais nos tipos de sogras, eis uma pequena listinha para você aprender a distinguir que tipo de sogra é a sua:

SOGRA TRANQUILA
Nome Científico: Sogronis nadelas
Uma espécie bem resolvida. Deixa o filhote livre para namorar sem fazer perguntas. E ainda serve chá com biscoitos quando a conhece. Migra varias vezes por ano, deixando a casa liberada.

SOGRA JARARACA

Nome Científico : Sogronis peçonhentus

Essa é um perigo. Sua língua venenosa acaba com as tentativas de namoro do filhote; o tipo mais comum.

SOGRA QUERIDA

Nome Científico : Sogronis simpaticcus

Espécie amorosa, que adota as namoradas, escuta seus problemas e torce pelo namoro. Rara e em extinção, quem captura não solta.

SOGRA INTROMETIDA

Nome Científico : Sogronis enxeridis

Se mete quando você menos espera e adora elogiar a ex-namorada dele. Vence sua presa no cansaço. Costuma ir morar com o filhote quando ele se casa.

SOGRA DUPLA FACE

Nome Científico : Sogronis falsidis

Faz a linha fina, mas na real quer puxar seu tapete. Nunca faz nada contra você perto do filhote, para que ele não acredite nas suas reclamações.

SOGRA FASHION

Nome Científico : Sogronis modernetes

Ela não quer saber quem é você, mas o que você veste. Se você for básica, já era! Para ela, nora ideal usa scarpin com meia, customiza o uniforme e faz artesanato com copo de requeijão.

SOGRA TRABALHADORA

Nome Científico : Sogronis workaholic

Ela tem três empregos, faz hidroginástica, adora levar trabalho pra casa e, quando você aparece, te põe pra trabalhar. Para ela,

nora ideal tem que fazer tudo o que ela faz e ainda estar sempre sexy e bem-humorada. Para o filhote dela isso é o mínimo.

SOGRA IDEAL

Nome Científico : Sogronis defuntus

Está enterrada a pelo menos 7 palmos do chão.



Um comentário: